Casa V

Minimalismo não é abrir mão de elementos. Ao contrário, é honrar a essência dos detalhes e maximizar a compreensão, a relação de sua funcionalidade, sua narrativa. Esta é uma casa minimalista, reflexo de uma família prática.

Na fachada, um ipê rompe o telhado em um óculo que se ergue ao zênite. Uma metáfora para escolha dos materiais: o revestimento amadeirado, o concreto e as pedras preservam seu aspecto orgânico, bruto. Sua autenticidade evolui e se relaciona com a passagem do tempo, cores que amadurecem com suas personagens.

A convivência é brindada com luz, com brisa: o limite entre o que é interno e externo se esmaece, trazendo o jardim e o sol para emoldurar todas as ocasiões compartilhadas entre amigos e família.

A área social se estabelece em três faces: oeste, preenchida por uma lâmina de concreto, protege da insolação; sul, aberta ao canal e à generosa insolação que ela traz e, por fim, leste, que convida aurora dourada e seu frescor.

No subsolo, uma honraria não menos importante: A garagem se organiza em pilares em V, maximizando a circulação e conferindo area de galeria a um espaço valorizado por uma família que ama o automobilismo.

Por fim, a organização espacial do projeto expande  a impressão sobre o lote, tornando sua experiência ainda maior e maximizando a natureza que o cerca.

Casa V

Localização: Eldorado do Sul/RS

Ano: 2017

Área Projeto: 432,64m²

Área do Terreno: 640,00m²

Projeto Arquitetônico: Stemmer Rodrigues

Projeto Hidrossanitário: Stemmer Rodrigues

Projeto Elétrico: Stemmer Rodrigues

Equipe: Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer, Luciana Medeiros, Renata Lui, Francine Azevedo

Top