O grande bloco frontal revestido em madeira reforça um projeto concebido para ser atemporal.
CASA ANGULAR
Localização: Porto Alegre/RS
Ano Conclusão: 2017
Área Construída: 487,65m²
Área do Terreno: 1005,83m²
Projeto Arquitetônico: Stemmer Rodrigues
Equipe: Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer, Luciana Medeiros, Renata Lui, Francine Azevedo
fotos: Marcelo Donadussi
Angular
Um grande elemento de concreto, cercado por vidro, que se abre à luz, ao verde e às emoções de uma casa com espaços pensados para engrandecer o convívio em família.

Em um lote elevado com magnífica vista para o lago, a sensação de privacidade e isolamento foi o ponto de partida deste projeto, de 487m2. A lista de desejos era criteriosa: a moradora buscava referências que a remetessem de volta à sua terra natal em Napa Valley, na Califórnia. Entre os itens, um quarto que convidasse a permanecer na cama até tarde, carros mantidos em segundo plano e uma passarela interna cercada por um bosque.
A tradução arquitetônica destes elementos foi escrita em uma casa que se ergue em três blocos distintos, cada um homenageando um elemento básico: a fachada é o primeiro deles, em um cubo totalmente revestido de madeira que flutua sobre a garagem aberta e abriga as suítes dos filhos. Grandes lâminas de arenito rosa, uma tradicional pedra californiana, dão sustentação ao volume e protegem o acesso principal.
O living se estende a partir da entrada em outro imponente cubo, cuja parede lateral e teto são esculpidos em concreto aparente, misturando a infindável força do material à suave textura dos veios de madeira nele impressos. Todo o espaço é permeado por grandes painéis de vidro que se estendem pela altura total do conjunto, descortinando uma vista única para as árvores do jardim que rodeia a propriedade.
A lareira é o ponto focal e sustenta a estrutra em aço corten. Abaixo, o vidro cria um contraste inteligente entre interior e exterior, dando leveza ao conjunto e desenhando grandes entradas de luz que, ao mesmo tempo, asseguram privacidade.
O terceiro volume é em alvenaria branca e tem dois pavimentos: o inferior concentra a área de serviço, cozinha e brinquedoteca. No superior está o quarto casal, à parte dos demais, com amplo banheiro e closet. O descolamento dos elementos permite que insolação banhe a parte sul da construção.
Finalmente, interligando cada um deles, uma grande passarela otimiza a movimentação horizontal e vertical entre os espaços, lembrando a circulação de um hotel. A aposta nessa estrutura configurou a evolução de um simples corredor que, aqui, agrega a vista panorâmica do segundo pavimento através dos grandes painéis de vidro. É em sua estrutura que foi instalado o ar condicionado central, otimizando a distribuição de ar e escondendo todos os equipamentos.

