Arvoredo

A Casa Arvoredo brota de um terreno cujas imposições aumentaram o desafio do projeto.

Ano

2017

Área

479m²

Categoria

Residencial

Placas de aço corten perfuradas contornam a casa como um elemento flutuante translúcido entre os níveis, brincando com a percepção das pessoas a respeito do volume.

Localização: Porto Alegre/RS

Ano: 2017

Área Projeto: 479,59m²

Área do Terreno: 775,9m²

Projeto Arquitetônico: Stemmer Rodrigues

Equipe: Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer, Luciana Medeiros, Renata Lui, Francine Azevedo

Casa Arvoredo

A Casa Arvoredo brota de um terreno cujas imposições aumentaram o desafio do projeto.

A Casa Arvoredo brota de um terreno cujas imposições aumentaram o desafio do projeto. De um declive, com profundidade significativamente maior do que a frente do lote, surge uma fachada metaforicamente desfigurada em sua proporção.

Placas de aço corten perfuradas contornam a casa como um elemento flutuante translúcido entre os níveis, brincando com a percepção das pessoas a respeito do volume. A elevação da casa também abre espaço a um pátio lúdico que transfigura uma mera garagem em bicicletário e playground. A solução dá um uso nobre para um espaço costumeiramente subjugado.

As soluções arquitetônicas precisavam ser seguras, alinhadas com a estabilidade de uma família que cresce e de um lar que permanecerá por décadas. A área social se volta para o arvoredo, contemplando a flora adjacente, inspiração também da paleta de cores que constrói um equilibrado mimetismo entre os elementos.

A cozinha é grande. A sala é grande. A área externa é grande. Um grande cenário para deixar aflorar a criança interior de cada membro da família com inocência graça, atributos típicos de grandes corações.