Paralelo

Ano

2013

Área

338m²

Categoria

Residencial

Casa Paralelo

A Casa Paralelo atende uma situação especia: o próprio arquiteto é quem reside com a família em sua criação arquitetônica. 

O residência situa-se em um bairro tradicional de Porto Alegre, inserida em um terreno com declive acentuado, o que guiou importantes diretrizes iniciais de projeto. Apesar da ótima orientação leste, a fachada da rua deveria ser discreta e com aparência segura,  permeável pelos fundos para destacar a bela vista urbana e o contato com o pátio e piscina.

Uma morada de três andares surgiu, apenas dois deles visíveis da calçada. O andar intermediário tem um escultórico lavabo circular ao centro do living, além da cozinha americana completamente aberta. A transparência é a tônica deste nível, com amplas janelas de brises em madeira que somam segurança e privacidade na parte frontal, enquanto os fundos se conectam com o terraço e abrindo-se para o panorama da cidade através de painéis de vidro que dominam toda a parede. 

No andar inferior localizam-se a garagem e o salão de festas com churrasqueira e forno de pizza. Dividindo o plano com o pátio, fica em total sintonia com o jardim e piscina. 

O pavimento superior abriga a área íntima com duas suítes com terraços voltadas para a vista e um terceiro dormitório ocupado como gabinete.

A fachada frontal compõe-se da grande torre da escada em concreto aparente, linhas horizontais em alvenaria branca e brises de madeira, além da grande floreira curva também em concreto que suaviza a rampa da garagem. A fachada posterior destaca um grande volume retangular em concreto que abraça todo segundo pavimento, coroado pelos terraços superiores e grandes panos de vidro no pavimento inferior. O paisagismo do pátio é dominado pela piscina em pastilhas azul cobalto com zona de praia para crianças e espreguiçadeiras.

 

FICHA TÉCNICA

Localização: Porto Alegre/RS

Ano Conclusão: 2013

Área Construída: 338,0m²

Área do Terreno: 454,30 m²

Projeto Arquitetônico: Stemmer Rodrigues

Equipe: Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer, Luciana Medeiros, Renata Lui, Francine Azevedo

Fotos: André Cavalheiro