Weiss

Ano

2017

Área

861m²

Categoria

Residencial

Weiss

Uma casa como reflexo de estilo e manifestação de identidade: weiss, do alemão, branco. Simples como a clareza e sutileza que a cor empresta ao que toca ou pinta.

A assumida obsessão por simetria brota de um olhar que encontra refúgio e admiração no milimetricamente disposto, que aprecia linhas retas, formas regulares. Dessa forma, os recuos de jardim em um privilegiado terreno na esquina desenharam naturalmente o diagrama da casa.

Uma clarabóia banha os cômodos sociais de luz e permeia todos os ambientes, um sábio recurso para trazer luz a espaços muito amplos. Ela também cria divisão, como um átrio, entre os quartos do casal e os sociais.

Abaixo dela se aninha um jardim interno que borra a fronteira entre dentro e fora. Novamente ela, a cor branca, junto da textura de concreto, domina com maestria os ambientes internos e externos. Todos os elementos complementares trazem sugestões que aquecem o conjunto. A pedra e a madeira dão calor à composição com tons terrosos.

O desafio da organização espacial foi usar apenas linhas retas, recortes paralelos. De Mondrian e Rietvelt vieram as inspirações para equilibrar volumes retangulares.

As formas singelas foram elevadas com recortes de luz para criar movimento, para emprestar pulso à vida que as paredes alvas emolduram.

 

FICHA TÉCNICA

Localização: Eldorado do Sul/RS

Ano: 2017

Área do projeto: 861,43m²

Área do terreno: 1431,58m²

Projeto Arquitetônico: Stemmer Rodrigues

Equipe: Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer, Luciana Medeiros, Renata Lui, Francine Azevedo