CASA DA FIGUEIRA

CASA DA FIGUEIRA

Eldorado do Sul/RS
Ano: 2017
Área: 726 m²
Terreno: 1.540 m²
Fotos: Marcelo Donadussi

A escultórica figueira e a naturalidade orgânica de seus galhos contrastam com a rigidez do bloco em concreto na fachada. Ele abriga os dormitórios no nível superior e protege a moradia do vento minuano que sopra do sul. No andar térreo, um volume longitudinal em aço corten e vidro projeta a área social em direção à água. O solário integra-se aos quartos, com vista para o horizonte de Porto Alegre. A edícula, meio lance abaixo no terreno, foi pensada como uma zona de lazer e de contemplação à casa principal. A piscina preta espelha a edificação e surpreende como um lago negro sob a ponte do deck de madeira. Internamente, o concreto mantém presença em paredes curvas que invadem a casa, abrigando o banheiro da piscina e a brinquedoteca. A Casa da Figueira foi vencedora do prêmio AsBEA 2018.

As raízes foram preservadas em sua integridade, deslocando as fundações da construção para a lateral em uma área de impacto mínimo.

A fachada voltada para a rua serve como bloqueio do vento sul. A insolação e vista ficam, portanto, voltadas para o sentido oposto, ao norte, maximizando o contato com a água do canal, a eficiência energética e privacidade. Isso resultou em uma fachada limpa, preservando a integridade do volume.

O vento sul minuano, normalmente de temperaturas baixas, é repelido pela fachada frontal aumentando o conforto térmico. O vento norte é ameno e ventila a parte interna da casa. Uma zenital agrega efeito chaminé, succionando o ar quente para fora da casa e diminuindo a amplitude térmica.

Painéis fotovoltaicos captam energia solar e fornecem eletricidade para a casa. Uma cisterna recebe água da chuva e abastece o sistema de irrigação do jardim.

without
https://stemmerrodrigues.com.br/wp-content/themes/hazel/
https://stemmerrodrigues.com.br/
#c1c1c1
style1
default
Carregando
/home/stemmerrodrigues/www/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
off
no
off
off
off
×